alfa

Este espaço, aberto pela equipa Coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária de Castelo de Paiva, destina-se a partilhar opiniões, experiências e aspirações, que permitam melhorar o trabalho desenvolvido no âmbito das Bibliotecas escolares.

quarta-feira, novembro 22, 2006

2006.10.23 : Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


Coração da Escola! Ponto de convergência – ali se concentram os alunos: estudo, busca, encontro. Aluno, activo, busca o sucesso. Aluno que lê, completa-se humanamente, interioriza conceitos, confronta saberes acumulados, discerne o caminho a seguir
A Biblioteca alia o passado com o presente. Oferece sabedoria. No silêncio, encontra-se o tempo oportuno de crescer.
Hoje a biblioteca é airosa, espaço aberto, convidativo. Os livros oferecem-se. Esperam pacientemente o momento oportuno duma escolha. Sem queixas, sem lamentos, sem traumas...
Perscruto o passado! As minhas visitas à Biblioteca regressam ao presente. A Biblioteca funcionava a horas, que nem sempre respeitava os interesses dos alunos. O Sr. Esteves, muito simpático, não gostava de ser interrompido na sua rotina: a catalogação infindável dos livros. Paciência para aturar os alunos? Bem, faltava-lhe tempo e disponibilidade. A Biblioteca era um espaço pouco convidativo, com altas estantes, cujas portas se protegiam com grades de arame. “A luminosidade fazia mal aos livros!” – dizia-se... A curiosidade abusiva dos alunos fazia tremer a sabedoria dos mestres! Assim, o livro era visto de longe...
Os tempos mudaram! Hoje, os livros dispõem-se em estantes abertas., convidativas. Esperam pacientemente a mão amiga, que os desfolhe, com olhos ávidos de sabedoria. Este espaço ainda apresenta outras novidades: novos livros, jornais diários, revistas, auscultadores para audição de música e computadores. A navegação na Internet alicia.... Gosto de passar pela Biblioteca! Enche-me de alegria ver os jovens, cheios de vida, num espaço de silêncio, reflexão. Abrem novos caminhos, alargam horizontes. O livro é companheiro de jornada: diverte, anima, esclarece. Também o Sr. Esteves cedeu o lugar a funcionários atentos, delicados, com horas amigas para acolher todos os alunos.



Recordações de um frequentador da Biblioteca Escolar

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Biblioteca da minha Escola

A Biblioteca é um espaço aberto, livre, convidativo.
Podemos escolher um bom livro, dos muitos que nos esperam nas estantes e se nos oferecem… Então, lemos deliciosamente, sem pressas, ao sabor da acção…
Há alunos que aproveitam este espaço para fazer trabalhos de casa. Outros, mais práticos, buscam os computadores… dão livre curso à imaginação pela Net.
Os livros falam de histórias muito bonitas. Autores conhecidos: Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Isabel Alçada, Ana Margarida Magalhães…
Este espaço é único! É divertido!
Podemos descobrir e aprender coisas muito diversas: Desporto, Economia, His-tória, Banda Desenhada… Muitos assuntos interessam aos jovens da minha idade: ‘Homem Aranha’, ‘Uma Aventura’, ‘O Bando dos Quatro’, etc.
Eu gosto da Biblioteca da Escola! Perco-me na acção das estórias. Na imagina-ção, corro e acompanho os meus heróis.
Marta Moreira, Escola Secundária de Castelo de Paiva, 7.º C

novembro 22, 2006  

Enviar um comentário

<< Home