alfa

Este espaço, aberto pela equipa Coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária de Castelo de Paiva, destina-se a partilhar opiniões, experiências e aspirações, que permitam melhorar o trabalho desenvolvido no âmbito das Bibliotecas escolares.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Um Génio!


Ocorreu, no passado dia 27 de Janeiro, duzentos e cinquenta anos sobre o nascimento de um génio: Mozart.
Mozart… nome emblemático, revolucionador da música do séc. XVIII. Começou por compor minuetos para cravo, aos cinco anos de idade.
Exímio pianista e compositor, Mozart tem uma obra que contém tanto de notável como de numerosa. São conhecidas 50 sinfonias, 27 concertos para piano, vários concertos para instrumentos de sopro, inúmeras sonatas, missas, óperas e canções.
A sua música é extraordinária, a junção das suas notas compõe uma melodia que, apesar de aparentar simplicidade, se torna mágica no seu conjunto.
Este génio morreu com apenas 35 anos de idade. Na última fase da sua vida, Mozart encontrava-se muito doente. Contudo, compôs até ao fim dos seus dias. As últimas palavras seriam: “Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação, a alegria”.
Depois disto, nada mais há a acrescentar senão homenagear, nesta efeméride, este nosso génio da música, merecedor de que o ouçamos, na sua notável obra!

Inês Pinto 12º B